FOR A
BETTER
TOMORROW
TESTES
COVID-19 COM
GARANTIA DE
FIABILIDADE
E RAPIDEZ DE
RESPOSTA
O projeto SGS FIGHT COVID consiste na alocação e disponibilização de unidades de resposta rápida - Unidade Laboratorial Móvel - para a realização de testes COVID-19 a particulares, empresas e outras entidades.
O desenvolvimento deste projeto surge numa altura em que sociedade portuguesa atravessa uma segunda vaga da pandemia Covid-19, perante a qual é crucial dar uma resposta célere, rigorosa e de confiança à sociedade.
 

A SGS Portugal e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, parceiros institucionais desde 2015, aliaram esforços e competências técnicas neste projeto que agrega o conhecimento e a ampla capacidade operacional no terreno da SGS Portugal, nomeadamente, com todo o apoio técnico e de gestão das unidades laboratoriais móveis – espaços dedicados 
FIGHT COVID – à capacidade analítica reconhecida da Faculdade de Ciências.

Os testes de diagnóstico e rastreio terão o rigor e qualidade do Centro de Testes de Ciências (CTC) da Faculdade 
de Ciências da Universidade de Lisboa, Laboratório membro da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da COVID-19, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e registado pela Entidade Reguladora da Saúde.

O CTC dispõe de um sistema de contenção Biológica Nível 3 recomendado pela Organização Mundial de Saúde, um dos vários investimentos de Ciências ULisboa no seu contributo para o esforço nacional na luta contra a pandemia COVID-19. O CTC está ainda equipado com tecnologia de referência em gestão de informação clínica (CLINIDATA®) certificado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), garantindo assim a comunicação de informação laboratorial em tempo real com a Direção Geral de Saúde – Ministério da Saúde.
O QUE É A COVID-19?
O QUE É O SARS-COV-2?
EM QUE CONSISTE O TESTE À COVID-19?
QUEM PODE FAZER ESTES TESTES?
TIPOLOGIAS DE TESTES
Gostaria de realizar um teste à COVID-19, mas não sabe qual o mais adequado para si? As seguintes informações poderão ajudá-lo(a) a decidir. 
TENHO COVID-19?
O teste de diagnóstico molecular consiste na pesquisa do vírus SARS-CoV-2, sendo adequado para testar indivíduos com ou sem sintomas de COVID-19. Trata-se do teste de referência para diagnóstico laboratorial e clínico completo à
COVID-19. 
Colheita de células do epitélio da naso e orofaringe, a colheita é feita através da introdução de uma zaragatoa (cotonete) no nariz e na boca do paciente.
Consiste na pesquisa de ARN de
SARS-CoV-2 por RT-qPCR. 
(Tempo de Resposta)
24h (Normal)
Até às 24h do dia do teste (Urgente)
Até às 13h do dia do teste (Muito Urgente)
PROCURO UM RASTREIO RÁPIDO E ECONÓMICO À COVID-19?
O teste de despistagem consiste num teste rápido e de baixo custo que permite identificar se é portador do vírus SARS-CoV-2. Este teste não pode ser usado para diagnóstico da COVID-19. 
Colheita de células do epitélio da naso e orofaringe, a colheita é feita através da introdução de uma zaragatoa (cotonete) no nariz e na boca do paciente.
Pesquisa de Antigénio de SARS-CoV-2.
(Tempo de Resposta)
1h (Urgente)
ESTOU IMUNE AO VÍRUS
SARS-CoV-2?
Este teste permite identificar a possível imunidade contra
SARS-CoV-2.
É feita a recolha de uma gota de sangue através de uma picada no dedo.
Pesquisa de anticorpos (semi-quantitativa) de classes IgM e IgG.
(Tempo de Resposta)
1h (Urgente)
AGENDE O SEU TESTE
ONDE ESTAMOS?
LOCALIZAÇÃO UNIDADES FIGHT COVID
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
R. Interior à Alameda da Universidade - Edifício C6
Campo Grande
1600-063 Lisboa Portugal

Coordenadas GPS:
Latitude: 38.755217 N
Longitude: -9º.157601W